Unifeso - Estudantes do último período de Direito conquistam vagas de estágio em empresas de grande relevância no mercado de trabalho

19-04-2024

Três estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), em Teresópolis, estão ocupando vagas de estágio em empresas de grande relevância no mercado de trabalho. Os acadêmicos estão vivendo na prática a experiência profissional, aproveitando o período de aprendizado para acumular conhecimento necessário para futuras oportunidades quando formados.

‌Como estagiário da Procuradoria-Geral do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Alexandre de França do Prado Nery vê a experiência como uma chance ímpar na carreira e acredita que abrirá várias outras portas na profissão. “Atuar na Procuradoria-Geral da 2ª maior unidade da federação me permite ter uma série de experiências, possibilitando-me estar próximo de profissionais experientes e ter uma vivência prática de questões jurídicas altamente relevantes para a sociedade, proporcionando um aprendizado que vai além da teoria acadêmica, preparando-me de forma mais abrangente para os desafios da profissão”.

‌Vinicius de Mattos Oliveira também participou de um processo seletivo difícil e disputado no Rio de Janeiro. Ele lembra que foram várias etapas até ser selecionado, com aproximadamente 400 candidatos. Ele ficou entre os 12 finalistas em uma das maiores empresas petrolíferas do país, a Petrobras. “O processo seletivo foi constituído por cinco etapas, desde provas objetivas e análise comportamental, até exames médicos e qualificação de requisitos práticos. Desse modo, da inscrição até o início das atividades, foram 4 meses de expectativa e planejamento ao longo das etapas eliminatórias, tornando-se um certame bem rigoroso”, disse. Ele completou avaliando que “é uma experiência fantástica! Uma oportunidade única no meu avançar profissional, acadêmico e pessoal”.

‌Além do Vinicius, a Petrobras também recrutou o acadêmico Jonathan Costa Ferreira, que desenvolve as atividades junto ao setor de Gestão de Escritórios Jurídicos da Petrobrás, promovendo interlocução entre o jurídico interno da empresa e os escritórios de advocacia contratados. “Trata-se de uma experiência única, com temas que não são vistos em nenhuma outra empresa fora do ramo petrolífero; além disso, dada a magnitude da empresa, atuamos não somente com conhecimentos jurídicos, mas com temas governamentais, administrativos e de compliance, como aderência à SOx (Lei Sarbanes-Oxley), dentre outras. Além disso, a Petrobras possui parceria com diversas empresas multinacionais, realizando projetos, por exemplo, com a Amazon e Microsoft, o que proporciona um networking incrível”.

‌O coordenador do curso de Direito, Lucas Baffi, compartilhou o sentimento de felicidade em acompanhar o sucesso dos estudantes, que contaram com o apoio do corpo docente e da coordenação durante os processos. “Como coordenador, fico muito orgulhoso de ver estudantes e egressos de sucesso se destacando no mercado de trabalho. O ensino do curso de Direito do Unifeso promove essas oportunidades ao prepará-los para os desafios da vida profissional. Os estudantes disputaram um processo seletivo concorrido, com inscritos de todo o estado e, juntamente com esforço, disciplina e dedicação de cada um, obtiveram êxito. A oportunidade de aprendizado e a experiência são os principais fatores positivos do estágio em grandes instituições com atuação no âmbito regional, nacional ou internacional”.

‌Na última pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que avaliou o Conceito Preliminar de Curso (CPC) de universidades públicas e privadas de todo o Brasil, o Direito do Unifeso ficou avaliado como o 4º melhor do estado do Rio de Janeiro, entre 94 universidades. A graduação também teve destaque pela Ordem de Advogados do Brasil (OAB). No dia 19 de junho, em Brasília, o curso de Direito do Unifeso recebeu o Selo de Qualidade OAB Recomenda, que reconhece cursos de graduação de alto padrão.

Os bons resultados não surpreendem quem vive a experiência acadêmica na instituição. “Não é atoa que, nos últimos anos, o curso vem ganhando notoriedade no Estado e superando instituições tradicionais no que tange a seu nível de excelência. A qualidade do corpo docente, a infraestrutura oferecida e as oportunidades de aprendizado prático proporcionam uma formação sólida e preparatória para ingressar no mercado de trabalho jurídico”, disse o aluno Carlos Alexandre. “A universidade possui um aspecto único no que tange a proximidade do seu corpo docente com os estudantes, de modo que todo suporte desejado é visto como uma demanda de suma relevância, garantindo assim, a verdadeira qualidade de ensino, bem como a criação de laços entre a relação docente-discente”, conta Vinicius.

Para os que almejam grandes saltos na carreira, Jonathan deixou um recado. “A persistência é a chave para o sucesso. Recomendo acompanhar os processos seletivos em sites (PCI Concursos, Folha Dirigida, Capacitare, etc) e, sempre que possível, participar; além disso, acredito ser interessante que o aluno participe, ao longo da graduação, de estágios em diferentes áreas do direito, de forma a adquirir um conhecimento mais abrangente e que, sem dúvidas, proporcionará um direcionamento maior ao atuar profissionalmente no futuro”, partilhou.