Unifeso - A internacionalização como diferencial na formação em Medicina

A internacionalização como diferencial na formação em Medicina

30-04-2024

A possibilidade de vivenciar sistemas de saúde distintos, aprender com profissionais de diferentes origens e lidar com desafios médicos diversos se tornou um diferencial significativo para a formação médica. Isso porque, em um mundo cada vez mais conectado e globalizado, a busca por experiências internacionais tem se tornado essencial, não só para universitários como para profissionais que buscam por conhecimento e por constante atualização.

Diante desse cenário, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) oferece programas que incentivam e facilitam a internacionalização de seus alunos. Um deles é o Unifeso Sem Fronteiras, que visa possibilitar a estudantes de graduação e pós-graduação a oportunidade de mobilidade internacional em instituições de ensino superior estrangeiras; permitir a atualização de conhecimentos em grades curriculares diferenciadas, visando complementar a formação técnico-científica; além de oportunizar a vivência de experiências educacionais voltadas para a qualidade, o empreendedorismo, a competitividade e a inovação, entre outros objetivos. São ofertadas bolsas para gastos com alimentação, estadia, transporte e passagem. As inscrições estão abertas, confira aqui o edital.

oi através do programa Unifeso Sem Fronteiras que a estudante Carolina Freitas Silva, do curso de Medicina, teve a oportunidade de realizar um estágio na Escócia, em 2022, vivenciando a rotina de um médico no Reino Unido. “Lá, pude entender como funciona o NHS, um sistema de saúde diferente do SUS, como é a educação médica por lá, observar a relação médico-paciente e como funciona o meio médico sob a ótica de uma cultura diferente da minha”, contou. Para a futura médica, a partir dessa experiência e de todo o conhecimento médico que ela adquiriu, foi uma maneira de amadurecer e ganhar mais independência, além de melhorar o seu inglês médico. “Pude ver como as coisas funcionam em um país desenvolvido e agora trarei sempre comigo tudo que aprendi e posso usar, como exemplo, para minha vida pessoal e no meu caminho como futura médica”, contou.

Já a estudante de Medicina Bárbara Ferreira Martins embarcou para a Dinamarca, onde teve a oportunidade de atuar no Odense Universitethospital, na área de Anestesiologia, mais especificamente na Terapia Intensiva. “O programa ajuda e incentiva os estudantes a buscarem novos desafios e conquistas. Conseguimos uma experiência cultural, estudantil e profissional muito grande! É sempre um sonho realizar um intercâmbio, principalmente na Europa, e cursando Medicina”, disse. Outro programa é o Unifeso pelo Mundo, que visa estimular a divulgação de resultados de pesquisas realizadas na instituição e proporcionar a participação de estudantes de graduação, pós-graduação e egressos em eventos e congressos acadêmicos ao redor do mundo. O programa reforça o compromisso do Unifeso com a internacionalização acadêmica e o estímulo à participação ativa dos estudantes em eventos de relevância internacional. As inscrições para este programa estão abertas, confira aqui.

Em suma, ser MedTerê é ter uma visão mais ampla da prática médica, enriquecendo não apenas o conhecimento técnico, mas também as habilidades interpessoais e interculturais. E quem tiver o sonho de cursar Medicina, pode se inscrever no Vestibular de Medicina do Unifeso e abraçar essa oportunidade! As inscrições estão abertas.

Por Giovana Campos