Unifeso - Projeto de Extensão ‘+ Experiências’ promove certificação da primeira turma de Educação Física

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS

09-05-2024

Cerca de 18 alunos do curso híbrido de Educação Física do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) participaram da cerimônia de certificação do Projeto de Extensão ‘+ Experiências’, que teve início no segundo semestre de 2023 e formou a primeira turma após envolvimento direto com atividades esportivas, como explica o coordenador de Educação Física, Diogo Nascimento. “O projeto surgiu com uma demanda do curso, já que é híbrido. Os alunos vêm para cá duas vezes na semana, e vimos que, a partir dos espaços, das atividades que já existiam aqui na faculdade, nós poderíamos oportunizar mais atividades para os alunos e transformamos isso em projetos de extensão”.

Segundo o coordenador, no começo eram apenas três atividades disponíveis: basquete, vôlei e handebol. Atualmente, o curso começou a oferecer também atividades de hidroginástica e natação para bebês, além de caminhar para uma possível parceria com o curso de Fisioterapia para ofertar eletro treinamento funcional para os estudantes, como mais uma atividade de extensão, o que o coordenador Diogo considera fundamental na formação de novos profissionais. “É importante porque o aluno vê a Educação Física além de uma academia. Por exemplo, ele vê projetos sociais, atividades aquáticas, atividades culturais… Ele vê outros campos da Educação Física desde o início do curso. Então ele começa o curso abrangendo o olhar. Muitas vezes o aluno chega aqui pensando que só vai trabalhar em academia, e nós mostramos para ele que que existem diversos outros campos de trabalho”.

Os alunos inseridos no projeto de extensão têm uma vivência de quatro meses. Após esse período, aplicam uma prova de aula e recebem a certificação, podendo ser monitores remunerados por meio da bolsa do Programa de Incentivo à Extensão (PIEx) do Unifeso. Esse é o caso da estudante Eduarda Lobo, do terceiro período de Educação Física. Ela participou do projeto de extensão em natação para bebês e agora vai retornar como monitora. “Eu estou muito feliz. É uma área que eu tenho bastante interesse, a natação para bebês, e agora, após terminar a atividade de extensão, serei a monitora”. A aluna diz que escolheu o Unifeso pelo diferencial: a valorização e a qualidade dos cenários de práticas para a construção do profissional para o mercado de trabalho, o que é fundamental. “Foi o que me fez escolher o Unifeso, faz toda a diferença”.

A turma certificada nesta segunda-feira, dia 6 de maio, contava com 18 alunos. A atual já conta com quase 50 estudantes. Clécio Brandão, do segundo período, faz parte desse número. Ele começou há quatro semanas no projeto de extensão em hidroginástica, área que não tem nenhuma proximidade, mas entrou em busca de conhecimento. “Era algo que eu queria tentar por não conhecer a área, mas eu estou me surpreendendo bastante. Está sendo uma experiência muito transformadora para mim”, confessou.

Para quem está iniciando como Clécio, Eduarda, aluna já certificada, deixa um recado. “Vai de coração aberto, mente aberta, aproveite muito, aprenda e divirta-se também”.

Por Paola Oliveira