03/02/2026 10:29:32
Como forma de humanizar o ambiente hospitalar e reduzir o sofrimento emocional de pacientes em longo período de internação, o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) promove visitas de animais de estimação através do setor de Serviço Social.
No dia 27 de janeiro, o paciente José Carlos Delgado Matos, internado desde o dia 7 de janeiro, recebeu visita do seu cão, Snoop, que ajudou a alegrar o dia enquanto segue em recuperação clínica.
Terapia Assistiva por Animais
O projeto realizado pelo HCTCO trata-se da chamada Terapia Assistiva por Animais, um processo reconhecido por contribuir com a melhoria do estado emocional, psicológico e social dos pacientes acamados há mais de 20 dias.
Segundo a responsável pelo setor de Serviço Social, Cristiane da Rosa Granito, o principal objetivo do projeto é favorecer a recuperação dos pacientes por meio do vínculo afetivo com seus animais de estimação. Porém, o projeto estabelece critérios rigorosos de segurança, saúde e higiene, incluindo autorização médica, avaliação veterinária do animal e acompanhamento do setor durante a visita.
"Voltado a pacientes em situação de maior fragilidade emocional, o projeto reforça uma prática tradicional do cuidado em saúde, que valoriza o acolhimento, a escuta e a atenção integral ao ser humano", disse ela.
Por: Raphael Branco