Unifeso avança no ensino com curso de Tecnologia em Inteligência Artificial
Com o novo curso superior de Tecnologia em Inteligência Artificial, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) marca mais um avanço na capacitação de interessados em aprender as principais ferramentas usadas atualmente no ambiente virtual. Assim, o novo curso soma-se aos já em atividade na instituição, como Ciência da Computação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Mas você sabe a diferença entre cada um desses cursos? Apesar de parecerem tratar das mesmas atividades, tratam-se de conhecimentos com aplicabilidade distinta dentro desse universo digital.
Para isso, separamos os principais destaques de cada um dos cursos para os interessados em iniciar a vida acadêmica no Unifeso.
Ciência da Computação
Em formato presencial, o curso de graduação em Ciência da Computação oferece aos alunos, durante quatro anos, uma forte base teórica e científica, que enfatiza os fundamentos matemáticos, lógicos e conceituais da área. Além da formação em programação e desenvolvimento de software, ele aborda também temas como algoritmos, estruturas de dados, arquitetura de computadores, sistemas operacionais, redes e teoria da computação.
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Com os estudos aplicados no formato EaD e com duração de dois anos e meio, o curso de ADS possui um caráter tecnológico, com foco predominantemente prático. Ele é voltado à formação de profissionais para o desenvolvimento de sistemas de software, priorizando o ensino de linguagens de programação, frameworks, bancos de dados e práticas de engenharia de software.
Com menor ênfase nos fundamentos teóricos e matemáticos, como no curso anterior, o objetivo aqui é a rápida inserção no mercado de trabalho como desenvolvedor de sistemas.
Tecnologia em Inteligência Artificial
Novidade em 2026, o curso terá duração de cinco semestres e acontecerá também no formato EaD. Nele, a matriz curricular busca desenvolver um perfil aplicado ao estudante, direcionado especificamente à formação de profissionais para atuar com soluções baseadas na Inteligência Artificial.
O foco do curso está no uso prático de técnicas e ferramentas de IA como aprendizagem de máquina, modelos preditivos e ciência de dados, cobrindo apenas os fundamentos essenciais de matemática, estatística e computação necessários para sua aplicação.
Ele formará profissionais voltados diretamente ao uso e implementação de soluções de IA no mercado, sem o aprofundamento teórico típico da Ciência da Computação.
Vestibular 2026
Para ajudar você a escrever sua própria história, o Unifeso está com o vestibular geral aberto para o ano de 2026. A forma de acesso se dá por processo seletivo via Redação On-Line ou Nota do Enem (para exames de 2016 até 2024), sendo necessário a obtenção de no mínimo 450 pontos na redação.
Mais informações estão disponíveis no site oficial do Unifeso em: https://www.unifeso.edu.br/.
Por: Raphael Branco