
O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), através de seu Núcleo de Direitos Humanos (NDH), realizou, no dia 6 de novembro, o II Seminário de Direitos Humanos, quando foram apresentados trabalhos da comunidade acadêmica e do público externo acerca do tema, estimulando a realização de pesquisas voltadas para a proteção da dignidade humana.
Na ocasião, também foi lançado o segundo volume da Revista Pluralidades, publicação organizada pelo NDH, com uma coletânea de estudos científicos que envolvem a temática dos Direitos Humanos e áreas correlatas. A segunda edição da revista conta com oito trabalhos e um editorial e é mais um produto desenvolvido pelo NDH do Unifeso, que também conta com o podcast Pluralidades, com episódios mensais ouça aqui , além do Seminário.
O professor Felipe Cavaliere Tavares, coordenador do NDH, conta que, para o 2º Seminário de Direitos Humanos, foram inscritos 34 trabalhos de estudantes de diferentes cursos, além de trabalhos de egressos e de mestrandos de outras universidades, incluindo federais. Os trabalhos foram das mais diversas áreas, como Enfermagem, Marketing, Direito, Psicologia, Terapia Ocupacional, ou seja, temas variados dentro da área de Direitos Humanos, que é uma temática bem ampla, segundo o professor.
“O Seminário colabora bastante porque amplia o debate e permite que a gente continue trocando ideias importantes sobre o tema”, disse Felipe. Sobre os trabalhos recebidos de estudantes de outras instituições de ensino, o professor destaca que a participação do público externo deve se tornar algo mais frequente. “Quanto mais pessoas de fora tivermos no Seminário, mais rico fica o debate, e o Unifeso vai se consolidando como um núcleo importante de proteção dos Direitos Humanos na Região Serrana”, pontuou.
Todos os trabalhos apresentados estarão em anais que serão feitos especificamente para o evento. E alguns constarão no próximo volume da revista Pluralidades.
Victor Claudio Gomes de Oliveira, chefe do Serviço de Atendimento do Docente do Unifeso e membro do NDH, teve seu trabalho publicado na segunda edição da revista. “Meu trabalho fala sobre a disciplina institucional Cidadania, Diversidade e Sustentabilidade (CDS), para a qual inclusive gravei parte do conteúdo. Trago uma provocação sobre como este conteúdo poderia se tornar mais significativo, sendo uma disciplina que atinge todos os cursos. Realizei este trabalho junto com a professora Verônica Albuquerque, reitora do Unifeso”, contou Victor.
Ele destacou que Direitos Humanos é uma temática que deveria permear de forma significativa conteúdos profissionais de cursos tecnológicos e de saúde. “Mesmo quando um aluno acha que o curso está muito distante dos Direitos Humanos, a verdade é que o atendimento ao ser humano acontece em todas as áreas. Estamos sempre prestando um serviço para tentar melhorar as condições humanas de alguma forma, seja através de serviços, de qualidade de vida, entre outros”, explicou Victor.
Por Juliana Lila