02/10/2025 19:36:16
Com o objetivo de fomentar a formação continuada e a relevância acadêmica de seus docentes, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) incentiva a participação em encontros internacionais para apresentação de trabalhos científicos com profissionais de destaque em áreas correspondentes aos cursos oferecidos pela instituição.
Em 2025, o professor Frederico Barreto Kochem, docente dos cursos de Fisioterapia e Medicina do Unifeso, viveu experiências importantes no meio acadêmico. Trabalhos apresentados por ele compõem o Relatório de Internacionalização, que reúne as principais atividades acadêmicas e científicas realizadas até aqui, com destaque para a visibilidade do Unifeso no cenário global.
Especializado em saúde de músicos, o professor afirma que “os resultados desses estudos reforçam a importância da integração entre saúde, educação musical e políticas para melhorar a qualidade de vida e o desempenho de músicos, sobretudo aqueles em contextos de vulnerabilidade”.
Congressos internacionais
Em julho deste ano, o professor Frederico Barreto Kochem esteve na Johns Hopkins University, em Washington, D.C (Estados Unidos), para apresentação do trabalho intitulado “Performance Anxiety and Quality of Life Among Slum-Based Music Students in Brazil”, durante o 43rd Annual PAMA International Symposium.
No mesmo congresso, foi apresentado um segundo trabalho com o título “Pain, Performance Anxiety, and Stress-Producing Life Events among Orchestral Players in Brazil”.
Em agosto, o professor foi convidado para realizar uma palestra no 2º Congresso Clínico Internacional de Neuromodulação Não-Invasiva. No mês seguinte, palestrou na University of Southern Denmark, em Odense, Dinamarca. O estudo abordou o tema “Acute Effects of Transcranial Direct Current Stimulation (tDCS) on Musical Performance”.
Publicação de livro e artigo científico
Outro destaque do ano foi a participação dele na produção do capítulo “Perspectives in Performing Arts Medicine Practice II”, no livro “Musculoskeletal Pain and Music Performance Anxiety Among Brazilian Wind Instrumental Musicians: A Cross-Sectional Study”.
Além desse trabalho, também foi celebrada por ele a aceitação do artigo “Relationship Between Musculoskeletal Pain, Psychosocial Aspects and Quality of Work Life in Violists: A Cross-Sectional Study in Rio de Janeiro, Brazil” para a revista Medical Problems of Performing Artists.
Por: Raphael Branco