10/07/2025 17:27:26
Atualizado em 10/07/2025 17:46:00
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) foi o único órgão a receber o Certificado Diamante da Superintendência Regional da Receita Federal na 7ª Região Fiscal, que compreende os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O reconhecimento foi dado pelo segundo ano consecutivo pela excelência em boas práticas realizadas na instituição.
A certificação foi entregue em cerimônia durante visita técnica realizada por alunos do NAF na Alfândega do Porto do Rio de Janeiro, no dia 30 de junho. Na ocasião, os 9 alunos do curso de Ciências Contábeis do Unifeso, acompanhados pela professora e coordenadora Telma Freitas, acompanharam os trabalhos que os profissionais da Receita Federal fazem ao fiscalizar as mercadorias que entram e saem da capital fluminense.
“A visita foi de grande conhecimento ao ponto de despertar o interesse em também atuar no trabalho naquele local. Todos os funcionários que nos acompanharam na visita foram extremamente éticos, solícitos e explicaram cada detalhe e dúvidas que tínhamos”, compartilhou a aluna Aline Alves.
O mérito reconhecido novamente pelo órgão fiscalizador veio a partir da publicação na revista científica Liceu On-Line, em 2024, do artigo “A Experiência Discente na Realização do Estágio Voluntário no Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal do Unifeso”. Produzido por alunos atuantes na atividade de extensão do curso de graduação, o documento relata as experiências no atendimento do setor.
Segundo a professora Telma Freitas, as boas práticas compreendem todo o trabalho envolvendo pesquisas e publicações realizadas pela equipe do NAF.
Bolsista no NAF, o aluno Bruno Lima Ribeiro também realizou um depoimento a todos durante o recebimento do certificado onde falou sobre o dia a dia de atuação no Unifeso. “Poder aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em atendimentos reais, auxiliando contribuintes, orientando sobre o Imposto de Renda e questões do MEI, foi muito mais do que um exercício humano, foi um exercício de cidadania, de responsabilidade social e de crescimento pessoal”, disse.
Certificado anterior
Em 2023, a primeira certificação também feita pela Receita Federal veio após o destaque da participação do NAF no 1º Encontro de Iniciação Científica em Cidadania Fiscal dos NAFs do Estado de São Paulo sobre as experiências dos acadêmicos durante o estágio voluntário realizado entre os anos de 2021 e 2023.
Por: Raphael Branco