CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Unidade Cardiointensiva do HCTCO recebe selo UTI Eficiente, pelo desempenho no tratamento de pacientes internados

02/04/2025 14:18:18

A Unidade Cardiointensiva (UCI) do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) recebeu o selo UTI Eficiente, emitido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) em conjunto com a Epimed Solutions, empresa é especializada em soluções para gestão de informações clínicas e epidemiológicas, que melhoram a eficiência do atendimento hospitalar e a segurança do paciente. A titulação é dada somente para unidades hospitalares que atingem critérios definidos por indicadores de qualidade.

Essa é a primeira vez que um centro de terapia intensiva em Teresópolis é reconhecido com o selo, que corresponde a quanto a Unidade Cardiointensiva do hospital foi avaliada positivamente em dois indicadores. São eles: Taxa de Mortalidade Padronizada e a Taxa de Utilização de Recursos Padronizada. Esses índices são utilizados para medir a performance e eficiência de toda a unidade no dia a dia de atendimentos.

Assim, com um grau de mortalidade menor em internações na UCI, o coordenador da unidade, Dr. Rodrigo dos Santos Bottino, avalia que “esse selo evidencia que a Unidade Cardiointensiva faz um bom trabalho com uso de menos recursos. Ou seja, nós empregamos tecnologia de forma responsável, otimizando os gastos e a eficiência do tratamento”.

Em busca do melhor tratamento

Um dos pilares para o desempenho da Unidade Cardiointensiva (UCI) é todo o trabalho da equipe que atua neste setor. Médicos e uma equipe multidisciplinar em constante aperfeiçoamento e atualização, atuando na chamada Medicina de Alta Performance. Essa abordagem traz um cuidado mais personalizado e adequado para cada tipo de paciente.

“Nós trabalhamos duro com toda a equipe para que alcancemos a melhor performance, mantendo sempre a humanização do cuidado, o carinho com os pacientes, a gestão de custos para não haver desperdícios, e ainda a análise dos indicadores que recebemos”, contou o coordenador da unidade.

Por: Raphael Branco

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.