16/12/2024 16:32:44
Há exatos 50 anos, no dia 13 de dezembro de 1974, formava-se, na então Faculdade de Medicina de Teresópolis, a primeira turma de Medicina da instituição. Como forma de celebrar a data, a direção acadêmica e coordenadora da graduação de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) receberam os ex-alunos para uma cerimônia de rediplomação. O evento aconteceu na última sexta-feira, no campus sede.
Acompanhados por familiares, os egressos conheceram de perto as novas instalações do centro universitário e se emocionaram ao reencontrar os antigos colegas de turma. “A emoção de rever os amigos foi realmente muito grande. Depois de tanto tempo estar no local onde nós iniciamos a vida acadêmica e profissional é algo muito especial e marcante”, relatou o médico psiquiatra, Dr. Jorge Maurício Bouhid.
Uma das poucas mulheres, à época, a fazer parte da primeira turma, a Dra. Neide de Souza, hoje médica oftalmologista, notou não somente a mudança estrutural da universidade, mas, sobretudo, de toda a cidade. “A universidade de hoje é muito diferente da que frequentamos há 50 anos, é um outro mundo. Não somente a instituição, mas também Teresópolis. Quando eu vim estudar aqui a cidade era muito pequena, e ela também cresceu muito”, disse.
Ao todo, foram convidados para a cerimônia de rediplomação os 25 alunos da turma que são: Athayde Neves Ferreira Filho, Carlos Roberto Souza Cunha, Djalma Coelho Luz, Geovane Tavares, Gilberto Garrido Forneiro, Helton José Bastos Setta, Hermann Zaidhaft, Jorge Mauricio Bouhid, José de Jesus Lopes Viegas, José Perroni Filho, Luiz Claudio de Almeida Rodrigues, Maria Angélica de Souza, Maria da Conceição Nicomedes, Maria Edna Gomes Cavalcante, Neide de Souza, Palmerio Neves de Souza Filho, Raimundo Martins Amorim, Raul Lins Feijó, Renan Dias dos Santos, Sergio Ladeira Dalto, Siegfried Laaf, Tasso Ramalho Correa Filho, Walder Offredi e Wilma Maria de Souza.
Ao relembrar o encontro com os colegas ao longo das décadas, o médico gastroenterologista Dr. Carlos Roberto Souza Cunha revela o sentimento de nostalgia do momento. “Nossa turma sempre se reuniu para marcar as datas mais importantes, como os 10 anos, 15 e 25 anos de formados. Agora estamos juntos para os 50 anos de formatura e posso dizer que todas as lembranças voltam na nossa imaginação”, relembrou.
A cerimônia de rediplomação
O aguardado momento de rediplomação da turma inaugural de Medicina no Unifeso aconteceu às 17h, com mesa composta pelos seguintes membros da instituição: a reitora do Unifeso, professora Verônica Albuquerque; o Diretor-Geral da Feso, Dr. Luis Eduardo Possidente Tostes; e a Coordenadora do curso de Medicina, professora Simone Rodrigues.
A abertura do cerimonial teve momento musical com membros da Orquestra Feso Pro Arte, que tocaram músicas temáticas natalinas.
Em seguida, cada um dos ex-alunos recebeu os diplomas e foram homenageados junto com os professores: Maria Manoel Parreira Fortes, Álvaro Acioli e Edson Nogueira Paranaguá Fontenelle.
“Se não fosse por esta turma, que se formou há 50 anos, provavelmente a instituição não seria o que ela é hoje e muito menos estaríamos aqui dando continuidade a esta história. É com muita alegria que o Unifeso recebe de volta seus primeiros alunos de Medicina para serem diplomados novamente”, disse o Diretor-Geral da Feso, Dr. Luis Eduardo Possidente Tostes.
Juramento da turma
Com auxílio do juramentista, todos os integrantes da primeira turma se colocaram de pé e, com os braços estendidos, repetiram o juramento feito há 50 anos, e que tradicionalmente é dito por todos os formandos em Medicina.
Trata-se do “Juramento de Hipócrates”, apontado como de autoria do médico da Grécia Antiga de mesmo nome, que começa com “Prometo que, ao continuar exercendo a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência(...)”.
Por: Raphael Branco