13/12/2024 11:40:51
Em cerimônia com participação das direções Geral e Acadêmicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), professores e coordenadores dos cursos de graduação homenagearam os alunos que fizeram parte do programa Embaixadores Unifeso 2024. Ao longo deste ano, os 17 alunos produziram conteúdos para as redes sociais mostrando o dia a dia de estudos na instituição.
Desenvolvido pela Gerência de Comunicação e Marketing (GECOM), a proposta de incluir alunos como representantes de cada curso na mídia digital impulsionou não somente a divulgação do Unifeso para o público externo, como também para o público interno, através da interação com professores e ambientes da instituição.
“Agradeço muito a todos que participaram desse programa e fico muito feliz com o sucesso que nós enxergamos nele. Quanto à nossa Comunicação, a cada dia somos surpreendidos com ideias interessantes e criativas que são desenvolvidas com toda a equipe”, comentou o Diretor-Geral da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso), professor Luís Eduardo Tostes.
Os cursos presenciais tiveram embaixadores individuais, sendo um único para todos os cursos da modalidade EAD.
“O resultado superou em muito a nossa expectativa. Todos nós ficamos encantados com o que os embaixadores produziram ao longo do ano”, disse aos alunos a reitora do Unifeso, professora Verônica Albuquerque.
I Concurso Embaixador Unifeso
Com este objetivo de alcançar e engajar a comunidade acadêmica e sociedade, o concurso para o Embaixador Unifeso foi lançado em outubro de 2023, com a inscrição de 72 alunos.
A seleção dos finalistas foi conduzida pela equipe de Comunicação através da análise dos materiais enviados. Como critério de avaliação foram considerados o bom relacionamento do aluno com a instituição, CR e aprovação prévia da coordenação de cada curso.
“Todos os embaixadores deixaram de ser simples divulgadores dos cursos e se tornaram uma referência dentro de toda a instituição. Dessa forma, ver todos vocês chegarem a esse ponto de comunicação com estudantes e sociedade nos mostra que estamos no caminho certo”, disse a gerente da GECOM, Luciana Basso.
Ao longo do ano de 2024, foram realizados encontros para alinhamento e até mesmo um projeto de consultoria técnica para instruir os embaixadores com noções básicas de roteiro, edição, redação e engajamento nas redes sociais.
Materiais produzidos
Os embaixadores ficaram responsáveis por toda a produção e entrega, dentro dos prazos, de conteúdos nos formatos de “Stories” e “Reels”.
Produzidos semanalmente por cada embaixador, os “stories” funcionaram como um canal de contato direto, onde foi possível realizar comunicados importantes sobre eventos, rotinas do curso e datas para inscrição em atividades acadêmicas diversas.
Já os “reels”, sendo um material que demanda maior trabalho em edição, foi entregue a cada mês contendo os temas mais relevantes daquele período. Em formato de pequenos vídeos, os embaixadores mostraram detalhadamente a qualidade dos laboratórios, bibliotecas, clínicas-escola e outros diferenciais da instituição.
“Foi muito legal compartilhar minha rotina e isso me aproximou de algumas pessoas que se sentiram incentivadas a começar a estudar também”, relatou a estudante e embaixadora de Educação Física, Vanessa Freitas.
Alcance dos embaixadores
A dinâmica de entrega de conteúdo para as redes sociais permitiu que os 17 embaixadores do Unifeso chegassem a números importantes de visibilidade entre seguidores.
De acordo com dados da equipe de Marketing da GECOM, entre janeiro e novembro de 2024 foram produzidos cerca de 17 “stories” por semana, sendo cerca de 69 por mês e uma média de 759 “stories” nesse período.
Com relação aos “reels”, no mesmo período, foram produzidos cerca de 180; gerando uma média de 976 mil reproduções.
“Foi muito gratificante participar desse programa pelas pessoas que eu conheci, pelo relacionamento que criei com os professores e por mostrar melhor o curso que escolhi estudar”, contou durante a cerimônia de encerramento a embaixadora de Nutrição, Natália Moreira.
Embaixador Unifeso 2025
Com o término da primeira edição do programa Embaixador Unifeso, uma nova equipe de alunos assumirá a partir do primeiro semestre de 2025.
A campanha contará com 28 estudantes, sendo 13 dos cursos presenciais, 14 dos cursos híbridos e 1 dos 100% online.
Como parte do contrato com o Unifeso durante o ano de 2025, o embaixador terá a oportunidade de ser a referência de cada graduação. Também será paga mensalmente uma bolsa-embaixador no valor de R$300 e o recebimento de 15 horas de atividade complementar ao final do ano letivo de 2025.
Por: Raphael Branco