11/12/2024 14:26:42
Atualizado em 12/12/2024 14:26:00
O Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) recebeu na última segunda-feira, 9 de dezembro, representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (COREN-RJ) para cerimônia de posse da 4ª Comissão de Ética de Enfermagem do hospital.
A abertura da solenidade destacou o papel fundamental da comissão em promover um ambiente de trabalho saudável e respeitoso, mas também no fortalecimento da confiança que a sociedade deposita na profissão. Além de sustentar um espaço de discussões acerca de dilemas éticos que surgem no dia a dia, garantindo decisões colegiadas, justas e transparentes.
“Os novos membros da comissão aceitam o desafio de garantir que nossa prática profissional seja cada vez mais pautada pela ética, dignidade e respeito, pilares fundamentais da nossa profissão”, comentou a Diretora de Enfermagem do HCTCO, Adriana Coutinho.
“Manter um exercício profissional de uma forma respeitosa e garantir o seguimento das normas impostas em nossa legislação é nosso dever enquanto conselho. A comissão de ética vem para acolher cada profissional dentro das necessidades do dia a dia”, afirmou a Vice-Presidente do COREN-RJ, Dra. Rosimere Maria.
Posse dos novos membros
Foram eleitos para compor a Comissão de Ética de Enfermagem do HCTCO, Gestão 2024/2026 os seguintes profissionais: Presidente, enfermeira Juliana Nogueira do Canto Lopes; Vice-Presidente, enfermeiro Lucas Azevedo da Silva; Membro Efetivo, enfermeira Cândida Maria Pereira Carvalho; Primeiro Secretário, TE Carlos Roberto Torres Vaz Junior; Segunda Secretária, TE Rejane Gonçalves Cruz; e Membro Efeito, TE Jussara Correa de Aquino.
“Gostaria de expressar nossa imensa gratidão pela confiança depositada nos membros eleitos. Firmamos hoje o compromisso de exercermos com ética e profissionalismo as atribuições que nos compete”, disse a presidente eleita, enfermeira Juliana Nogueira.
A Diretora de Enfermagem aproveitou o momento para relembrar que há exatos 10 anos, em 2014, o HCTCO foi o primeiro hospital universitário no Estado do Rio de Janeiro a instituir uma Comissão de Ética de Enfermagem, e desde então, foi assumido o compromisso em manter viva esta Comissão.
Por: Raphael Branco