Sandra Regina Lima de Castro Lemos Pita, estudante do 12º período de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), compartilhou sua experiência acadêmica e cultural durante intercâmbios realizados em Vitória, no Espírito Santo, e em Coimbra, Portugal. A estudante teve a oportunidade de vivenciar diferentes realidades da medicina e da cultura, destacando a importância de programas de incentivo ao intercâmbio, como o “Unifeso Pelo Mundo” e o “Unifeso Sem Fronteiras”.
Ela viajou para Portugal em setembro e, antes disso, fez um intercâmbio em Vitória, no Espírito Santo, onde atuou na área de clínica médica. A escolha por Vitória foi estratégica, pois a estudante tem família na cidade e pôde contar com este apoio.
Em Portugal, Sandra teve a oportunidade de atuar na área de cirurgia cardiotorácica no Hospital da Universidade de Coimbra. A experiência durou um mês, período em que a estudante pôde se aprofundar em uma das áreas que mais lhe interessa: a cirurgia e a cardiologia. Durante o estágio, ela observou uma realidade completamente distinta da vivida no Brasil, especialmente em relação à infraestrutura e à rotina das cirurgias.
“A estrutura da cirurgia cardiotorácica é impressionante. O setor ocupa dois andares de um prédio, com um centro cirúrgico exclusivo para a especialidade. O processo de triagem dos pacientes também é bem estruturado, com uma abordagem que envolve uma equipe multidisciplinar de cirurgiões discutindo cada caso de forma detalhada antes da aprovação para a cirurgia”, contou Sandra empolgada.
Sandra acredita que a experiência em Portugal e no Brasil foi fundamental para seu crescimento profissional e pessoal. “Esses intercâmbios são muito importantes. A gente precisa sair da nossa bolha, sair de Teresópolis e ver como a medicina é praticada em outros lugares. A vivência de diferentes sistemas de saúde e rotinas médicas agrega muito ao nosso aprendizado”, afirmou.
Ela também falou sobre o incentivo da Unifeso para que os estudantes busquem essas experiências fora do país. “A universidade apoia muito esses programas e incentiva os alunos a se inscreverem em intercâmbios. Eu consegui o estágio através do ‘Sem Fronteiras’, e aproveitei para me inscrever também em um congresso sobre cirurgia bariátrica que acontecia em Portugal, para o qual fui contemplada com o ‘Unifeso Pelo Mundo’”, contou.
A estudante ainda compartilhou sua sensação de realização com as vivências que teve. “Foi uma experiência enriquecedora, tanto na parte técnica da medicina quanto no aspecto cultural. Pude aprender muito e voltar com novas perspectivas sobre a profissão e o mundo.”
Prazo de inscrição em edital para bolsas em eventos internacionais termina dia 8/12
O IV edital "Unifeso pelo Mundo 2024", que oferece aos estudantes de graduação, pós-graduação e egressos formados a partir de novembro de 2023 a chance de obter financiamento para participação em congressos e eventos acadêmicos internacionais está aberto e as inscrições vão até o dia 8 de dezembro, exclusivamente por formulário eletrônico disponível neste link.
. A iniciativa, promovida pela Direção de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE), busca incentivar a publicação de pesquisas desenvolvidas na instituição e ampliar a inserção de seus acadêmicos no cenário científico global e se compromete a conceder até R$ 5.000 para cobrir despesas com inscrição, transporte e hospedagem dos estudantes selecionados.
Para concorrer, é necessário estar inscrito em um evento acadêmico internacional a ser realizado entre outubro e dezembro de 2024; Ter aprovação formal da coordenação e direção acadêmica do curso; Garantir que o Unifeso seja citado como instituição de vínculo na inscrição do evento; Não ter recebido apoio financeiro de outro setor do Unifeso para o mesmo evento. Lembrando que egressos com até 24 meses de formados também são elegíveis.
Para mais informações, dúvidas podem ser enviadas para o e-mail unifesoapoia@unifeso.edu.br.
Por Giovana Campos