28/11/2024 14:17:41
Próximo de implantar o Projeto Lean nas Emergências, programa do Ministério da Saúde (MS), no Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), uma equipe especializada realizou palestras com membros da unidade hospitalar nos dias 26 e 27 de novembro. O objetivo é explicar os processos a serem adotados e alinhar as diretrizes do programa.
Os encontros aconteceram na sala de multimídia do Centro de Estudos do HCTCO, onde foram discutidos tópicos deste modelo de gestão hospitalar que visa otimizar os atendimentos no Pronto-Socorro, além de melhorar o fluxo interno entre as equipes do hospital.
As palestras foram conduzidas pela especialista de processos do Hospital Sírio-Libanês, Melissa Brito, e pela médica consultora do Projeto Lean, Jhennyffer Boritza. “A ideia desse encontro é que a gente passe por todos os indicadores, que são os que trabalharemos ao longo da implantação do projeto pelos próximos 12 meses. Isso com nossa consultoria presencial e outros 4 meses de monitoramento após esse momento presencial”, contou a Dr. Jhennyffer.
Rede colaborativa de hospitais
Sendo parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o projeto é executado de forma colaborativa pelo Hospital Moinho de Vento, Hospital do Coração, Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Hospital Sírio-Libanês, sendo este último o responsável por implantar o programa junto ao HCTCO.
Desta forma, o HCTCO une-se há mais de 120 hospitais públicos e filantrópicos de todo o país, em uma rede colaborativa que busca reduzir a superlotação nas urgências e emergências.
Indicação para participar do programa
Os hospitais indicados para participar do programa Projeto Lean, passam por um consenso a cada 6 meses entre importantes representações. São elas: Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Secretários de Estado de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).
Sobre o Projeto Lean nas Emergências
Esta forma de administração surgiu com a chamada Metodologia Lean, criada como um modelo de negócio pela indústria automobilística ainda na década de 1940. A finalidade deste processo é diminuir o desperdício de recursos em uma linha de produção para otimizar a qualidade e valor de um produto entregue ao cliente final.
Atualmente, ela é usada por vários setores da economia e, na área da saúde, é chamada de Lean Healthcare. Implantada no meio hospitalar, o Lean busca identificar e tratar os seguintes desperdícios: longos períodos de espera, baixo giro de leitos, erros nos processos, baixa qualidade no atendimento e demais problemas envolvendo as equipes e processo hospitalares.
Por: Raphael Branco