26/09/2024 16:06:05
Reaberto no dia 2 de setembro, o Hemonúcleo de Teresópolis está recebendo um mutirão de doações de sangue, com a participação de alunos do UNIFESO - Centro Universitário Serra dos Órgãos. A expectativa é de que, nos próximos dias, cerca de 300 estudantes universitários participem da campanha, realizada por meio do Projeto Salve Teresópolis, voltado para alunos que desejam ampliar seus conhecimentos na área da saúde, principalmente na prática.
“Essa campanha tem autorização da FESO (Fundação Educacional Serra dos Órgãos) e da Reitoria do UNIFESO e é organizada pela Direção Acadêmica das Ciências de Saúde, por meio da supervisão de Ensino. A proposta é oferecer uma experiência inovadora, didática e prática aos universitários e também sensibilizá-los sobre a importância da doação de sangue”, explica a supervisora Renata Mendes Barboza.
Com capacidade de coleta diária de 40 a 70 bolsas de sangue, o Hemonúcleo está todo reestruturado, com modernos equipamentos, ambientes acolhedores e equipe técnica completa para prestar o melhor atendimento aos municípios de Teresópolis, Guapimirim e São José do Vale do Rio Preto.
“Nosso Hemonúcleo está a todo vapor! Nosso agradecimento à FESO e ao UNIFESO pela iniciativa e, principalmente, aos estudantes universitários por aderirem a uma campanha tão nobre, um ato de solidariedade que salva vidas”, agradece a secretária municipal de Saúde, Dra. Clarissa Rippel.
Quem pode doar
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar em bom estado de saúde e apresentar um documento de identidade oficial com foto. Jovens de 16 e 17 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais e um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, mas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.
Localizado na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea, o Hemonúcleo Municipal funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, para receber os doadores de sangue.
Por Giovana Campos
Informações da Assessoria de Comunicação Social | Prefeitura Municipal de Teresópolis