Já estão abertas as inscrições do processo seletivo para pesquisadores do Programa da Autoavaliação Institucional do Centro Universitário Serra dos órgãos (Unifeso). A seleção está disponível para todos os estudantes e professores de graduação e pós-graduação, além de técnicos administrativos vinculados ao Campus Sede e Quinta do Paraíso.
Organizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Unifeso, o grupo de pesquisa contará com, preferencialmente, representantes de cada segmento, à exceção do coordenador. Interessados devem se inscrever através do site da instituição.
O objetivo do programa é contribuir com o processo de avaliação institucional conforme determinação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Os pesquisadores serão ainda responsáveis pela elaboração e apresentação de relatório final com análise dos dados obtidos.
De acordo com edital do processo seletivo, serão aprovados quatro candidatos bolsistas e os demais aprovados sem bolsa também poderão participar. No caso dos estudantes com bolsa, o valor correspondente continuará a ser enviado durante os quatro meses de pesquisa.
A divulgação dos candidatos homologados acontecerá no dia 23 de setembro e a prova está marcada para o dia 17 do mesmo mês. Nela, serão avaliados os conhecimentos do candidato quanto ao processo de autoavaliação institucional. A prova será discursiva e com duração de duas horas; seu local e horário será divulgado no site do Unifeso.
No ato da avaliação, o candidato deverá apresentar cédula de identidade e comprovante de vinculação ao segmento.
A divulgação do resultado final acontecerá no dia 27 de setembro.
Sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA)
A Lei nº 10.861, de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), determina que em cada instituição de educação superior (IES) haja uma Comissão Própria de Avaliação, chamada de CPA. Dentre suas atribuições, ela deve planejar, organizar e promover os processos internos de avaliação institucional e dos cursos superiores ofertados.
No Unifeso, a existência da CPA, antecede essa determinação legal. Em nossa instituição, a CPA é uma comissão autônoma, formada por representantes de diversos segmentos que constituem a comunidade acadêmica (professores, estudantes e técnico administrativos), além de membros da sociedade civil.
Por Raphael Branco