22/08/2024 16:37:59
A estudante Ligia Aurélio Vieira Tavares, atualmente no 11º período do curso de Medicina, foi uma das selecionadas no Edital Unifeso Sem Fronteiras do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e participou de um intercâmbio em Parma, na Itália, durante o mês de maio.
Durante seu estágio no Hospital Maggiore de Parma, Ligia teve a chance de explorar diversas especialidades médicas. "O hospital é tão grande que parecia uma cidade própria! Possui ruas e refeitórios que dividem os inúmeros prédios que o compõem. Passei cinco semanas na cidade e realizei o estágio em Clínica Médica, com foco em dermatologia, alergologia, oncologia, cirurgia para retirada de material para patologia e pediatria no acompanhamento de doenças crônicas e agudas. Os profissionais de saúde, incluindo staffs, enfermeiros, residentes e colegas de estágio, foram extremamente simpáticos e fizeram questão de me incluir nas atividades e discussões. A tecnologia de ponta e os materiais diferentes foram impressionantes. Aprendi muito sobre saúde global e como podemos aplicar esse conhecimento no HCTCO e na minha futura carreira profissional", relatou Ligia. Segundo ela, a oportunidade foi possível através do edital de pontos promovido pela Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) e International Federation of Medical Students Associations (IFMSA) Exchange, com o apoio da Coordenação Local de Estágios e Vivências (CLEV) do Unifeso.
O intercâmbio também proporcionou a Ligia experiências culturais enriquecedoras. "A Itália é fantástica, com uma malha ferroviária muito bem desenvolvida que permite viagens rápidas e de bom custo-benefício. Com um lugar para ficar, pude aproveitar para fazer 'bate-voltas' em cidades de interesse, economizando e visitando lugares como Milão, Bolonha, Modena e Roma. A cultura é extremamente rica e, em cada lugar, é possível observar os clássicos edifícios e monumentos misturados com a modernidade", comentou a estudante.
Além da experiência em Parma, Ligia teve outra grande oportunidade de vivenciar experiências internacionais em 2023, quando aterrissou na Dinamarca.
O programa Unifeso sem Fronteiras visa possibilitar ao estudante a oportunidade de mobilidade internacional em instituições de ensino superior estrangeiras; permitir a atualização de conhecimentos em grades curriculares diferenciadas, visando complementar sua formação técnico-científica; além de oportunizar a vivência de experiências educacionais voltadas para a qualidade, o empreendedorismo, a competitividade e a inovação; entre outros objetivos.
Por Giovana Campos