CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Professora de Nutrição apresenta trabalhos no World Public Health Nutrition Association, em Londres

31/07/2024 14:57:12

Em junho deste ano, a professora Ariane Thoaldo Romeiro, do curso de Nutrição do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), teve a oportunidade de trocar conhecimento no prestigiado World Public Health Nutrition Association (WPHNA), realizado em Londres (Inglaterra). Responsável pelas disciplinas de Nutrição e Saúde Coletiva e Estágio Supervisionado em Nutrição Social, a professora participou do evento não apenas como ouvinte, mas também como apresentadora de dois trabalhos significativos.Os estudos apresentados por Ariane foram desenvolvidos em colaboração com outras pesquisadoras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O primeiro trabalho, intitulado "Unveiling Lunch Quality: Sociodemographic Factors Influencing Nutritional Choices Among Older Brazilian Adults", focou na avaliação da qualidade nutricional do almoço entre idosos brasileiros. A pesquisa revelou associações interessantes: homens com peso normal demonstraram uma qualidade de almoço superior em comparação com aqueles com excesso de peso. “Além disso, os indivíduos que almoçavam em casa apresentaram melhor qualidade nutricional em comparação com aqueles que comiam fora. No caso das mulheres, também foi observado que aquelas que se alimentavam em casa tinham uma qualidade de almoço superior”, contou. 

O segundo trabalho investigou os padrões de consumo do café da manhã e o significado cultural para os adultos brasileiros mais velhos. Os alimentos mais consumidos incluíram açúcar, café, café com leite, pão francês, margarina, adoçantes artificiais, biscoitos salgados e banana, refletindo o padrão tradicional de café da manhã no Brasil. Adicionalmente, os idosos mencionaram itens como mamão e alimentos regionais, incluindo panqueca de tapioca e cuscuz.

O evento teve como um de seus focos principais discutir soluções e resultados em relação às metas estabelecidas pela "UN Decade of Nutrition", um compromisso dos Estados-membros das Nações Unidas para empreender 10 anos de implementação sustentada e coerente de políticas (2016-2025), programas e maiores investimentos para erradicar a desnutrição.

Para a professora Ariane, o evento evidenciou o avanço das políticas públicas brasileiras e a relevância de programas tais como o de alimentação escolar (PNAE) sendo internacionalmente reconhecido em diversas apresentações como um exemplo de ação de sucesso para garantir a segurança alimentar e nutricional e promover melhores hábitos alimentares para os nossos escolares. “Além disso, muito se destacou sobre a importância de monitorar ambientes alimentares virtuais para proteção das crianças e adolescentes contra exposição a alimentos não saudáveis, tais como lanches do tipo fast-food, snacks e bebidas adoçadas”, complementou. 

Empolgada com a experiência, Ariane já está planejando trazer essas novas perspectivas para seus alunos no Unifeso. “As indicações discutidas no evento enriquecerão nossas partilhas técnico-científicas e contribuirão para trazer informações atualizadas sobre o mundo da Nutrição e Saúde Coletiva para nossos graduandos”, concluiu.



Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.