19/07/2024 15:53:16
No ano passado, o Ministério da Cultura (Minc), através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, reconheceu o Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA), mantido pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso), como Ponto de Cultura, a partir dos critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva (13.018/2014). Isto significa que a instituição integra o Cadastro Nacional de Pontos de Cultura, com certificado que comprova suas iniciativas de desenvolvimento e articulação de atividades culturais em sua comunidade, contribuindo para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos da cidadania e da diversidade cultural no Brasil.
“Ter o certificado como ponto de cultura pelo Ministério da Cultura representa o reconhecimento do trabalho que o Centro Cultural Feso Pro Arte desenvolve em benefício do desenvolvimento artístico e cultural da cidade e região”, conta a diretora do Centro Cultural, Edenise Antas. Os Pontos de Cultura são entidades reconhecidas e apoiadas pelo Ministério da Cultura para desenvolverem ações socioculturais em suas comunidades. A proposta é que sejam realmente pontos de cultura dentro de uma comunidade, um local para a prática, o aprendizado e a vivência da cultura. Segundo Edenise, toda a programação do CCFPA integra as celebrações dos 20 anos da Política Nacional Cultura Viva (PNCV), evento a nível nacional com apresentações artísticas, oficinas, exposições, rodas de conversa, entre outras atividades que retratam a ampla diversidade cultural brasileira.
Criada em 2004, a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) é a política de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e tem como objetivo reconhecer os grupos e agentes culturais já existentes nos territórios e comunidades. O principal ativo dessa política são os Pontos de Cultura, definidos como grupos culturais da sociedade civil que promovem o acesso da população aos bens e aos serviços culturais nos locais onde atuam.
Por Giovana Campos