CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Desafio da Ponte: estudantes aplicam teoria na prática

18/07/2024 16:40:51

No dia 1º de julho, o Laboratório de Estruturas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) foi o ponto de encontro do tradicional Desafio da Ponte de Macarrão e Ponte de Bambu. O evento, voltado para estudantes de Arquitetura e Engenharia Civil, teve como objetivo principal integrar teoria e prática, desafiando os participantes a aplicar seus conhecimentos acadêmicos em projetos reais.

Organizado pelos professores Rosembergue Brasileiro da Rocha Freire Junior, Rafael Soares Areal da Costa, Giovani Ferreira Ceia e Felipe Henrique de Ornelas Costa Corrêa, o desafio não apenas incentivou a criação de estruturas inovadoras, mas também promoveu o desenvolvimento de habilidades essenciais para futuros profissionais da área.

A atividade visa estimular competências práticas e teóricas, desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, aplicar conhecimentos em resistência dos materiais e análise estrutural, integrar modelagem computacional, além de promover habilidades experimentais e analíticas, e fomentar a integração acadêmica.

Durante o desafio, as equipes apresentaram suas pontes, que foram avaliadas e submetidas a testes rigorosos. Os melhores projetos foram reconhecidos não apenas pela capacidade de suportar carga, mas também pela eficácia na aplicação dos princípios estudados.

Rafaella Oliveira, estudante do quinto período de Arquitetura e Urbanismo, destacou a importância do desafio: "Todos os estudantes já ficam na expectativa de fazer a ponte. É bacana porque podemos vivenciar na prática algo que será frequente na nossa profissão". Rafaella e seu grupo desenvolveram uma ponte utilizando palitos de churrasco, super bonder, durepoxi e fita isolante. "No final, jogamos uma tinta de spray preta para dar um charme", detalhou.

Segundo Rafaella, a atividade é parte da disciplina de Resistência de Materiais: "Estudamos o sistema de apoios, e a ponte nos permite entender como esses apoios e cargas se distribuem em diferentes estruturas, não apenas em pontes, mas também em prédios, casas, vigas, pilares, entre outros. Fazemos cálculos, relatórios, tudo para entendermos como os apoios suportam o peso".

Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.