18/07/2024 12:09:28
Vinte talentosas alunas do projeto "Música para a Juventude", do Centro Cultural Feso Pro Arte, surpreenderam as jogadoras da Seleção Brasileira Feminina de Futebol com uma emocionante apresentação no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Granja Comary, na última quarta-feira, 17 de julho.
Durante o evento, elas interpretaram o Hino Nacional e a clássica canção "Carinhoso", transmitindo votos de sorte para as atletas antes dos Jogos Olímpicos de Paris, deixando todas profundamente tocadas.
O projeto sociocultural "Música para a Juventude" dedica-se à formação musical de crianças e jovens de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade na região. Atualmente, mais de 160 adolescentes participam, aprendendo piano, violino, violoncelo, viola, flautas, trompas, trompetes, clarinetes e outros instrumentos que compõem uma orquestra.
Edenise Antas, diretora do Centro Cultural Feso Pro Arte, destacou a importância de proporcionar essa experiência única para a seleção nacional, que não apenas inspira os jovens, mas também fortalece os laços comunitários. "É uma troca mútua de apoio e admiração, daquilo que se pretende levar para elas, nossa torcida, admiração e também o quanto elas são espelho e referência para o desenvolvimento das crianças e jovens do nosso país, pois entendemos que a educação, a cultura e o esporte também andam juntos”, apontou a Diretora do Centro Cultural.
Alex Rocha, coordenador e professor do projeto, enfatizou a mensagem de perseverança e dedicação transmitida pelo encontro. "Ver atletas que superaram tantos desafios para representar o Brasil em uma Olimpíada é uma inspiração. Mostra que o sonho é alcançável com esforço e comprometimento", comentou.
Nicole Cobra Francisco, de 17 anos, integrante do projeto há três anos tocando contrabaixo acústico, enxerga o esporte e a música como importantes práticas para aliviar o estresse e trazer bem-estar. Ela compartilhou sua emoção ao participar da apresentação. "Tocar, inicialmente, era apenas um hobby, agora vejo como uma possibilidade de carreira e pretendo fazer audições para orquestras", revelou a jovem animada ao ver as jogadoras e toda a equipe da Seleção.
Letícia Lopes, também com 17 anos e moradora de Guapimirim, violinista no projeto há mais de dois anos, expressou sua gratidão pela oportunidade única de tocar na CBF. “Tocar para a Seleção é uma oportunidade que eu jamais imaginei que teria”, disse.
Sobre o Projeto "Música para a Juventude"
Alex Rocha explicou que o projeto iniciou em outubro de 2022, inicialmente com poucos participantes e expandindo desde 2023. Hoje, atende a 160 crianças e adolescentes a partir de 6 anos, oferecendo formação em 11 instrumentos orquestrais. A iniciativa proporciona instrumentos aos alunos, democratizando o acesso à educação musical. “A Instituição sede o instrumento ao aluno, o que dá a oportunidade - aos que não teriam condição de adquirir o instrumento, iniciarem um trabalho de aprendizado musical, ou seja, facilita a entrada dos jovens”. Alex destaca um braço importante do projeto, que é a extensão da Escola de Música da UFRJ, em parceria com a Feso Pro Arte. “Traz a oportunidade de atendermos jovens de Teresópolis e do entorno que têm o sonho de, através da música, ter esta oportunidade de vida”, notou.
Edenise Antas ressaltou que o projeto não apenas promove a formação musical, mas também visa reduzir a exposição das crianças à violência e oferecer atividades culturais e artísticas no contraturno escolar. "As artes têm o poder de desenvolver habilidades e expressar sentimentos, preparando os jovens para lidar com os desafios da vida", enfatizou.
Por Giovana Campos e Juliana Lila