21/06/2024 09:59:54
No dia 8 de junho, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), em Teresópolis, foi palco do encontro anual do Programa de Educação Médica Continuada em Cardiologia (PEMC) da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj). O evento teve como objetivo proporcionar atualização e disseminação de conhecimento para profissionais da área, especialmente aqueles que atuam no interior do estado.
“Agradecemos a oportunidade de receber um evento científico desse porte, reafirmando nosso compromisso com a qualificação em cardiologia e alta complexidade, e nos solidificando, cada vez mais, como um centro de referência na Região Serrana”, declarou a Dr.ª Tatiana Simões Peralta, Diretora de Ensino do HCTCO.
O Dr. Carlos Eduardo Soares, cardiologista intervencionista em Campos dos Goitacazes e Diretor de Integração Regional da Socerj, destacou a importância do PEMC como uma oportunidade para os médicos cardiologistas, das diversas regiões do Rio de Janeiro, se aproximarem e atualizarem o conhecimento com especialistas nas áreas abordadas. Ele ressaltou que o programa é itinerante, sendo realizado pelo menos uma vez por ano em cada macrorregião do estado, como a Serrana, Sul, Leste, Baixada, Norte Fluminense e Lagos. “É um evento de disseminação do conhecimento para capilarizar nestas cidades do interior”, disse.
O encontro contou com a participação de profissionais renomados, como o Dr. Rodrigo Botino, cardiologista em Teresópolis e coordenador da Unidade Cardiointensiva do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO). Botino enfatizou que o PEMC aborda temas relevantes da cardiologia, como doença coronariana, cardiometabolismo e ciência cardíaca, oferecendo atualizações sobre terapias, diagnósticos e prognósticos. “É importante o cardiologista do interior ter a atualização do conhecimento, assim como oportunidade para os estudantes, por ser um evento que traz muita informação”, apontou.
Bruno Cruz, cardiologista e intensivista, membro da diretoria da Socerj, destacou a importância de eventos regionais como o PEMC para integrar profissionais e promover a troca de experiências. Ele ressaltou que esses eventos proporcionam uma oportunidade única para médicos do interior terem acesso ao conhecimento prático e discutir casos clínicos com especialistas, enriquecendo assim a prática médica.
“Hoje em dia a gente sabe que o conhecimento médico está disponível nos estudos, é muito mais amplo, mas essa conversa de como você faz no seu consultório, qual que é a sua opinião nesse caso, essa troca, tudo isso é muito rico. O PEMC é um ambiente em que oportuniza este debate e para tirar dúvidas”, considerou o especialista. Durante o encontro, foram discutidos diversos temas, desde casos de doença coronariana até procedimentos avançados como implante de válvula aórtica via cateterismo. A interação entre os participantes e os palestrantes promoveu um ambiente propício para o debate e a troca de conhecimento, beneficiando não apenas os médicos cardiologistas, mas também alunos e clínicos presentes.
Por Giovana Campos