CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




Feso Pro Arte enriquece experiências artísticas com as visitas comentadas

20/06/2024 14:52:48

O Centro Cultural Feso Pro Arte vem abraçando uma ampla gama de manifestações culturais para promover diferentes formas de expressão artística, entre elas a arte contemporânea na cidade. Em uma iniciativa inovadora, o centro cultural está introduzindo visitas comentadas em suas exposições, uma prática destinada a enriquecer a interação entre o público e as obras de arte. O impulso para incorporar essa abordagem surgiu da necessidade de estabelecer um diálogo mais profundo entre as obras de arte contemporânea e o espectador.

Vanessa Barini, renomada artista plástica e membro do Grupo Arani - composto por artistas locais, explica que "a arte contemporânea é encantadora, mas ela não tem parâmetro de comparação, porque ela é arte do nosso tempo, então muita coisa a gente olha e não entende, e aí a experiência não fica completa”. Segundo Vanessa, a arte contemporânea é, muitas vezes, complexa de ser compreendida sem contexto, e a visita comentada visa preencher essa lacuna, proporcionando uma experiência que facilita a conexão entre o espectador e a obra de arte, proporcionando uma experiência organizada na qual um guia especializado conduz um grupo de visitantes através das instalações, fornecendo informações detalhadas sobre as obras de arte. “O mediador que vai fazer essa visitação vai estabelecer esse contato e vai passar as informações para o espectador, e o espectador vai dar a posição dele e assim se estabelece uma teia, porque não é uma ponte só de um lugar para o outro, porque são caminhos infinitos entre o espectador e a obra de arte. E é isso que a gente quer fazer”, explicou a artista.

A ideia ganhou forma após o Grupo Arani e a Direção do Centro Cultural perceberem a crescente demanda por uma mediação entre a arte e o público. Vanessa, que também integra o conselho da Feso Pro Arte, destacou a importância do treinamento oferecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através da Escola de Belas Artes, que capacitou os membros do Grupo Arani para conduzir essas visitas de maneira eficaz. Atualmente, essa abordagem inovadora está sendo aplicada na IX Bienal Itinerante - Centro Cultural Feso Pro Arte 2024, com a exposição "Kaleidoscópio". Sob a curadoria de Paula Borghi e Thiago Fernandes, em colaboração com a Escola de Belas Artes da UFRJ, a Bienal apresenta mais de cinquenta trabalhos de acadêmicos de graduação e pós-graduação, marcando a primeira edição fora do Rio de Janeiro. A exposição, aberta ao público de todas as idades e com entrada gratuita, estará em exibição até o dia 29 de junho no Centro Cultural Feso Pro Arte, localizado no bairro do Alto, na Rua Gonçalo de Castro, 85, das 10h às 18h. Para mais informações sobre a IX Bienal Itinerante e para garantir o ingresso gratuito, os interessados podem visitar o portal oficial do Centro Cultural Feso Pro Arte.



Por Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.