05/04/2024 19:04:06
Atualizado em 05/04/2024 19:05:00
Os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária, do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), realizaram o I Congresso Interligas do curso, que foi promovido no Campus Quinta do Paraíso, em Teresópolis. Foram três dias de aprendizado onde os estudantes puderam se aprofundar em temas envolvendo diversas áreas da profissão, porém a vertente principal foi sobre a prevenção e combate aos maus-tratos e crueldade contra os animais.
A estudante do 6º período, Estefani Branco, que faz parte da Liga Acadêmica de Anatomia Patológica e Forense do curso, foi quem idealizou o Congresso Abril Laranja e dividiu o conceito com os demais colegas e representantes de outras ligas. “O tema forense fala sobre maus tratos, sobre medicina veterinária legal e, desde o início, queríamos fazer um evento sobre Abril Laranja, mas a gente entendeu que essa temática não era só nossa, era uma temática de todas as ligas. Então, a ideia surgiu daí: chamar todas as ligas, cada uma trazendo palestras dentro da temática da sua liga, associando a temática de maus-tratos, mau manejo, crimes ambientais, dentre outras coisas”. Segundo a universitária, todos apoiaram o evento, inclusive o coordenador do curso, André Martins. “Ele, desde a primeira vez que eu falei da ideia, amou e apoiou a causa. Não só o André, mas os professores, a nossa orientadora. E, logo em seguida, os outros professores e orientadores de outras ligas abraçaram a causa e viram a importância, dentro da nossa formação, desde a graduação, do contato com esses temas para a nossa profissão”, contou Estefani.
Mais de 15 médicos veterinários, entre eles, egressos do Unifeso, estiveram palestrando no evento. “Essa é uma ação que eu faço desde quando assumi a coordenação em 2010, de trazer, dá espaço para o egresso. É mais interessante, gratificante, e aproveitado pelo aluno quando um igual a ele fala que esteve sentado aqui nessas cadeiras. Trazer um profissional renomado eles querem também, mas pra mim é interessante que eles vejam no colega que se formou e retornou para dar palestra, que ele pode ser igual. Pode estar voltando, pode estar com a mesma potência de trabalho”, disse André Martins, coordenador do curso.
Gabriela Fonseca, egressa de Medicina Veterinária de 2007, especialista em Medicina Integrativa e Gastroenterologia, foi uma das profissionais presentes, que descreveu o sentimento que é estar de volta à Instituição. “É um orgulho enorme. Fico muito feliz quando sou convidada para as palestras. Aqui é uma casa pra mim”, e completou falando sobre a relevância de abordar o ‘Abril Laranja’. “Super importante, tanto a questão do abandono, que causa um impacto enorme social, quanto a questão dos maus-tratos”.
Por Paola Oliveira