Unifeso - Contagem Regressiva Festival Prata da Casa 2024: conheça a história de quem já participou e de quem vai se apresentar pela primeira vez

02-05-2024

O Festival Prata da Casa 2024 está chegando!! Agora é contagem regressiva para o evento cultural criado pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) para valorização da cultura e dos grandes talentos da instituição. Uma tradição já pertencente ao grupo, o Festival acontece todos anos com apresentações e espetáculos durante o dia inteiro. Este ano, assim como no ano passado, o evento será na Pro Arte, na Rua Gonçalo de Castro, 85, no bairro do Alto, no dia 15 de maio, a partir das 10h, até as 21h.

‌As inscrições para participar como atração encerraram no dia 30 de abril. Estrela Marra, estudante e embaixadora de Psicologia do Unifeso, estava ansiosa para se inscrever. Ela esteve presente nos anos anteriores prestigiando colegas e professores que se apresentaram, mas este será o primeiro ano que fará parte do grupo de shows do Festival. “Eu sempre quis me apresentar, porém sempre tive muita vergonha. E nesses dois últimos “Prata da Casa” que fui, percebi o quanto é um evento acolhedor e torna-se um local muito confortável para apresentação. Esse ano eu estava ansiosa para me apresentar e esperei o edital, quando lançou eu logo me inscrevi super animada” e completou “Já estou nos ensaios para preparar algo muito legal para a faculdade e todos que vão estar lá”.

‌Acadêmicos, docentes e colaboradores de todas as mantidas da Feso (HCTCO, Pro Arte, Centro Médico, Ceso e Unifeso) podem participar. No ano passado, Renan Tuze, Analista de Business Intelligence da Direção de Planejamento (DIRPLAN) do Unifeso fez a sua primeira apresentação no Prata da Casa. Ele trouxe um espetáculo de taekwondo, arte marcial coreana existente há mais de 2 mil anos, que foi um grande sucesso. “Além de poder contribuir com a Instituição a qual faço parte, é gratificante o sentimento de pertencimento ao meio cultural que abraça a todos os segmentos, seja profissional, educacional e a sociedade como um todo”. A apresentação dele para o Festival deste ano está confirmada. Agora, graduado em faixa preta, também ensina crianças e representa o estado em campeonatos fora da cidade. “Também dou aula em um espaço com aulas direcionadas para a inclusão e diversidade. E no próximo mês, 25 de maio, irei disputar o Campeonato Estadual e, na mesma data, estarei concorrendo ao prêmio “The Best Of TKD Rio 2023”, premiação na qual fui indicado”, disse orgulhoso.

‌O professor Diogo Nascimento, atual coordenador do curso híbrido de Educação Física do Unifeso, também vai participar novamente do Festival neste ano. Em 2023, ele participou de uma apresentação. Neste ano, ele vai cantar e tocar percussão em três grupos diferentes. ”Participei ano passado com a banda DACS (Direção Acadêmica de Ciências da Saúde). A gente tocou forró e vamos repetir neste ano. Além disso, eu também vou tocar com os alunos da Educação Física e com o pessoal do Setor de Serviços e Manutenção. Vamos tocar um samba”. Para o coordenador, o evento é importantíssimo e deveria acontecer mais vezes ao ano. “É um festival que eu gosto muito. Um evento que eu adoro, até pelo que ele fomenta, que é esse ar musical, poesia… quebra um pouco a rotina, muitas vezes, de estudo, e cria interação entre alunos, professores e funcionários. Acho isso muito rico e saudável. Inclusive, acredito que esse festival teria que acontecer duas vezes ao ano, porque é muito bonito ver todos tocando, até alunos do Ceso. É legal contemplar como músico e ver as apresentações também”, concluiu.