Unifeso - 21ª Jornada Acadêmica de Medicina Veterinária do Unifeso vai até esta quinta-feira (09)

09-05-2024

Na tarde desta terça-feira, dia 7 de maio, o curso de Medicina Veterinária deu início a 21ª Jornada Acadêmica, que acontece anualmente no Campus Quinta do Paraíso, em Teresópolis. As atividades vão até o dia 9 de maio, contando com a presença de aproximadamente 20 profissionais palestrantes, que trarão assuntos diversos sobre os cuidados com os animais. “Tem apresentação de palestras, mesa redonda, minicursos teóricos e práticos nos três dias, durante à tarde, para não impactar muito na atividade acadêmica normal do período. Os alunos estão animados”, disse o coordenador de Medicina Veterinária, André Martins.

‌De acordo com o coordenador, o evento foi organizado pelo Diretório Acadêmico com apoio das ligas, como conta a estudante do sétimo período e integrante do Diretório, Patrícia Amaral. “A gente tenta aproximar os alunos com as várias áreas da veterinária, sendo elas as principais: clínica de pequenos animais, clínica de grandes animais, cirurgia de pequenos animais, clínica de selvagens e pets não convencionais, dentre outros temas que a gente estuda e organiza, para que cada aluno que está chegando agora até os que estão indo embora, saiam cada vez com mais conhecimento e atualização nesses assuntos diversos”.

‌Rebeca Corrêa, aluna do terceiro período, antes mesmo de começar a primeira palestra do dia, aguardava na porta do auditório ansiosa para acompanhar. “Eu estou achando muito legal que a gente tenha a oportunidade de ver vários assuntos diferentes, um estímulo para as pessoas virem. Os minicursos no final de todos os dias também são muito interessantes”.

‌Os minicursos foram divulgados com antecedência e já estão com as vagas preenchidas. Foi um total de 30 vagas para cada minicurso, que segundo o Diretório, foi um grande sucesso! “Quem realmente quer, fica esperando o horário para se inscrever e, é bem rápido. Os minicursos, geralmente, fazemos um com cada tema principal. Neste ano será de Internação de Pets não convencionais, endoscopia em pequenos animais sobre a parte clínica e cirúrgica, e o terceiro vamos falar sobre exame clínico em equino com a parte teórica e prática”, detalhou Patrícia.

‌Quem abriu as palestras do evento foi o Médico Veterinário, Maurício Mossé, que dividiu conhecimento sobre odontologia veterinária. Ele trouxe como tema ‘Por que os cavalos precisam de dentista?’ para a primeira palestra que participou na instituição. “Eles vão entrar no mercado e odontologia de equinos é uma área que está em expansão. Então é importante eles terem consciência que, ainda que não queiram seguir por esse caminho, é importante aprender a verem a boca do cavalo, saberem que existem certas questões envolvidas, que eles têm que abordar esse tema quando forem fazer o exame clínico, não só com o cavalo, mas com outros animais”.

Programação:

‌09/05/2024 - Campus Quinta do Paraíso

Palestra “Desenvolvendo persistência do ducto arterioso” com Dr. Daniel Herreira, às 13h, sala 203;

Palestra “Colecistectomia em cão” com Dr. Guilherme Mayorga, às 13h, auditório;

Palestra “Lesões em cavalos atletas” com Dr. Fabricio Carvalho, às 14h, sala 2033;

Palestra “Cesariana em bovinos” com Dr. Joaquim Esquerdo, às 14h, auditório;

Palestra “Manejo de emergências torácicas” com Dr. Daniel Herreira, às 15h, auditório;

Minicurso “Exame clínico de equinos” com Dr. Raphael Farruk, às 15h, no curral.