Coordenadora: Profª. Drª Maria Terezinha Espinosa de Oliveira
Horário: segunda a sexta, das 14:00h às 22:00h
E-mail: coordcursopedagogia@unifeso.edu.br
Tel.: (21) 2743-5328 / (21) 2743-5329
Campus Quinta do Paraíso: Estrada da Prata, s/n – Prata Teresópolis/RJ
Duração: quatro anos
Turno: Noite

Para ingressantes no Currículo de 2018

Normal: R$ 550,00
Com desconto de adimplência*: R$ 536,25

* Desconto de 2,5% para pagamento até o dia 05 de cada mês

Tab heading 4

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque quis quam in risus pulvinar ultrices eget non sem. Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae proin accumsan odio.

Tab heading 5

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque quis quam in risus pulvinar ultrices eget non sem. Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae proin accumsan odio.

Tab heading 6

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque quis quam in risus pulvinar ultrices eget non sem. Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae proin accumsan odio.

Perfil do Egresso

O perfil do pedagogo formado pelo UNIFESO decorre de uma compreensão ampla do fenômeno educativo, do comprometimento político e ético com uma sociedade mais justa e fraterna e da capacidade de análise, reflexão e atuação nos mais variados espaços educativos, tendo no horizonte as demandas educacionais requeridas pela sociedade brasileira. O profissional formado pelo Curso de Pedagogia poderá atuar como docente na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio na Modalidade Normal e em cursos de aperfeiçoamento profissional. Está apto para exercer a docência, vinculada a sua participação na gestão e avaliação das instituições de ensino em geral.

Formação do Pedagogo

O profissional formado em Pedagogia poderá atuar como docente na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio na Modalidade Normal e em cursos de aperfeiçoamento profissional. Está apto para exercer a docência, vinculada a sua participação na gestão e avaliação das instituições de ensino em geral. Também poderá atuar em espaços não escolares como: organizações não governamentais, movimentos sociais, entre outros espaços que requerem a atuação do pedagogo.

Atualmente o campo de atuação do Pedagogo formado no UNIFESO, amplia-se para o trabalho com a Pedagogia Hospitalar,

Pedagogia Ambiental e Pedagogia Empresarial, na elaboração, execução e acompanhamento de programas e atividades educativas.

A Pedagogia no UNIFESO

O Curso de Pedagogia do UNIFESO tem uma trajetória histórica que reflete o compromisso com uma formação docente fincada no propósito de valorização da identidade do professor, considerando-os como sujeitos do processo ensino-aprendizagem.

Nosso projeto de formação promove um movimento contínuo para aprimorar a organização curricular, consolidando os princípios da pesquisa, da práxis educativa, do trabalho pedagógico e autonomia. Está organizado em núcleos que estruturam o currículo. Ao núcleo de estudos de básicos estão articulados os eixos de formação: educação e sociedade; currículo e produção de conhecimento; linguagens e cultura escolar; gestão educacional e trabalho docente. Ao núcleo de aprofundamento estão relacionados: educação e tecnologias; educação e inclusão; educação ambiental; educação e interculturalidade. Por fim, o núcleo de estudos integradores incorpora estágios curriculares supervisionados, atividades teórico-práticas e trabalho de conclusão de curso. Além de convênios com escolas das redes pública e particular, o UNIFESO dispõe de um colégio de Educação Básica, o Centro Educacional Serra dos Órgãos – CESO, que constitui campo de estágio para os estudantes de Pedagogia.

Laboratório Brinquedoteca

O curso de Pedagogia do UNIFESO dispõe de um Laboratório Brinquedoteca que se constitui como um espaço voltado para as demandas de formação profissional do pedagogo,capacitando-o como educador brinquedista que compreende as brincadeiras e o brincar como atividades sócio-culturais das crianças. Na brinquedoteca, os estudantes de pedagogia realizam estudos teórico-práticos que visam conhecer sobre o uso e a organização geral de uma Brinquedoteca, envolvendo o acervo, os equipamentos e o planejamento de diversas situações de brincadeiras e jogos. É um espaço formativo e criativo de vivências para o exercício da docência.

Laboratório de Práticas Pedagógicas

Proporciona a aproximação entre a formação teórica e a formação prática do futuro pedagogo mediante o planejamento e a efetivação de oficinas relacionadas aos fundamentos e às metodologias de ensino empregadas tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental - anos iniciais. Estrutura-se para desenvolver atividades de natureza prática por meio da organização de propostas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes responsáveis, objetivando a elaboração de material didático-pedagógico, a compreensão e a avaliação de sua utilização na educação básica.

Tirou mais de 450 pontos em sua redação do ENEM em 2015 ou 2016?

Inscreva-se e agende o melhor dia para realizar sua redação.


Receba mais informações sobre este curso