Coordenadora: Profª. Andréa Serra Graniço
Horário: segunda a sexta, das 08h às 12h e das 13h às 17h
E-mail: coordcursofisioterapia@unifeso.edu.br
Tel.: (21) 2743-5306 / 2743-5312
Campus Quinta do Paraíso: Estrada da Prata, s/n – Prata Teresópolis/RJ
Duração: quatro anos
Turno: Manhã

Para ingressantes no Currículo de 2018

Normal: R$ 950,00
Com desconto de adimplência*: R$ 926,25

* Desconto de 2,5% para pagamento até o dia 05 de cada mês

Tab heading 4

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque quis quam in risus pulvinar ultrices eget non sem. Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae proin accumsan odio.

Tab heading 5

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque quis quam in risus pulvinar ultrices eget non sem. Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae proin accumsan odio.

Tab heading 6

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque quis quam in risus pulvinar ultrices eget non sem. Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae proin accumsan odio.

Perfil do Egresso

Fisioterapeuta, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Detém visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos,e culturais do indivíduo e da coletividade. Capaz de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas,objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções,desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.

A Formação do Fisioterapeuta

O curso de Fisioterapia do UNIFESO, criado em 2002, apresenta um currículo organizado em 4 anos, que permite a integração das Ciências Básicas com as Ciências Específicas, conforme proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Além disso, prioriza a integração teoria-prática e a utilização de situações que problematizam as condições de vida da população e o processo saúde-doença. Com isso, o curso utiliza um mecanismo ensino-aprendizagem mais dinâmico e participativo, seguindo o ideal pedagógico de ter o aluno como membro ativo de seu próprio aprendizado e objetivando a formação de um profissional autônomo.

O estudante é preparado para ações de prevenção, promoção, proteção e assistência com alto padrão de qualidade, princípios éticos e de responsabilidade profissional e social.

Desde o primeiro ano, os estudantes do curso são inseridos em diferentes cenários de prática, incluindo a Clínica-Escola de Fisioterapia do UNIFESO (Ambulatórios de Ortopedia, Neurologia, Pneumologia, Cardiologia, Uroginecologia, Geriatria, Neuropediatria), o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (Terapia Intensiva e Enfermarias, Unidade Intermediária Infantil e Adulto) e nas Unidades Básica de Saúde da Família. A inserção do estudante desde o seu ingresso no curso e o estágio obrigatório em distintos cenários de prática permitem a formação de profissionais generalistas, bem como o desenvolvimento gradual da aptidão para o trabalho em equipe interprofissional, considerando a integralidade no cuidado ao paciente.

Além disso, a participação em programas de iniciação científica, monitoria, atividades de extensão e congressos, bem como o incentivo à pesquisa científica para a elaboração do trabalho de conclusão do curso, auxiliam na formação do profissional questionador, investigativo e reflexivo. Portanto, dispomos de um curso que tem como norteador a Integração do Ensino Serviço e a pesquisa, compreendida como processo de produção do conhecimento., E dessa forma, esse novo paradigma capacita o aluno (autônomo) para assumir um processo de educação continuada, ou seja, “aprender a aprender”.

Vale ressaltar que o UNIFESO foi aprovado nos Programas PRO e PET SAÚDE o que contribui para o diferencial de nossa proposta.

Clínica-Escola de Fisioterapia

A Clínica-Escola de Fisioterapia é uma unidade do UNIFESO e está em funcionamento desde outubro de 2004.

Dispõe de amplos ambulatórios, equipamentos de última geração e profissionais altamente capacitados para todos os atendimentos em qualquer área da Fisioterapia, incluindo Traumato-Ortopedia, Saúde do Trabalhador, Neurologia, Pediatria, Cardiovascular e Metabólica, Cardiorrespiratória, Reeducação Postural Global (RPG), Acupuntura, Uroginecologia, Reeducação Funcional (Órtese e Prótese), Hidroterapia (piscina aquecida), Pilates (solo, bola e com equipamentos específicos), Dermato-funcional, Escola de Postura, Geriatria e Gerontologia, Reabilitação Vestibular e Disfunções têmporo-mandibulares.

A Clínica-Escola tem o objetivo de oferecer formação prática aos estudantes desde o início do curso, e promover atendimento fisioterapêutico humanizado através da assistência integral, considerando aspectos clínicos, cognitivos, culturais e psicossociais, atuando em todos os níveis da atenção à saúde e valorizando o eixo da assistência, promoção, prevenção e reabilitação. Assim, busca a reinserção social dos indivíduos e contribui para a integralidade do cuidado investindo em um atendimento acolhedor e resolutivo. A aproximação com o SUS e diversos convênios propiciam o contato do estudante com a realidade da atenção à saúde em seus diversos aspectos.

A Clínica possui fácil acesso, com ponto de ônibus próximo, ponto de táxi e amplo es

Tirou mais de 450 pontos em sua redação do ENEM em 2015 ou 2016?

Inscreva-se e agende o melhor dia para realizar sua redação.

Receba mais informações sobre este curso